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Síntese do Novo Testamento 1

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Sobre o curso

Visão panorâmica do Novo Testamento, enfatizando o tema, seu desenvolvimento, e as questões essenciais de cada livro, situando-se dentro dos respectivos contextos de cada um dos livros do Novo Testamento.


ATENÇÃO:
Este módulo é oferecido com aulas ao vivo apenas nas datas divulgadas no Calendário Acadêmico: https://etebabi.com.br/calendario

O que vou aprender?

  • Citar em ordem Bíblica os livros do NT;
  • Identificar as divisões principais (gênero literário) dos livros do NT e explicar a importância de cada uma na interpretação do NT;
  • Ter uma visão geral do período intertestamentário, especialmente a sua importância no contexto político-social do mundo do NT;
  • Identificar temas e propósitos principais dos livros do NT.

Conteúdo do Curso

1º Dia – Introdução; Mateus e Marcos

  • Plano de Estudos
  • Síntese do NT1 – Apostila
  • Questionário 1

2º Dia – Lucas, João e Atos
LUCAS I.TÍTULO: O livro leva o nome do autor humano. II. PANO DE FUNDO: • Autoria: a) Lucas é o autor. b) Era médico. c) Era companheiro de Paulo. (II Tim 4: 11; At 16:9; 20:5; 21: 17; 27:2). d) Escreveu o livro de Atos e refere-se nele o seu evangelho. Atos 1: 1 e) Traços de seu conhecimento médico aparecem através do Livro. Lc 4:23,38; 5: 12; 8:43; 13: 11 f) Os pais apostólicos atribuem a autoria a Lucas. • Local da Escrita: Indeterminado. • Cenário: Lucas conversou com várias testemunhas oculares dos fatos narrados em seu evangelho; tendo de se locomover a vários lugares e conversar com muitas pessoas para coletar o seu material para escrever seu evangelho Lc 1:1-4. Lucas conhecia João Marcos e deve ter tido a oportunidade de ler o evangelho de Marcos após sua conclusão. • Data: Cerca de 63 a 64 . • Destinatários: Teófilo, provavelmente um cristão de certa proeminência. Aos gregos do mundo romano, entre os quais, ele e Paulo ministravam. III. TEMA: Jesus, o Filho de Homem e Salvador do Mundo. (O Homem Perfeito) II Cor. 5:21; Heb 4: 15 e Gl 4:4. IV. ESBOÇO: Cristo, o Filho do Homem e Salvador do Mundo. Sua manifestação – Lc.1:1, 4:13 Seu ministério na Galileia – Lc. 4: 14; 9:50 Seu ministério na Pereia - Lc 9:51; 19:28 Seu ministério na Judéia – Lc. 19:28; 22:38 Sua morte – Lc. 22:39; 23:56 Sua ressurreição – Lc. 24. V. PECULIARIDADES: • Lucas enfatiza as parábolas (28 no livro). • Lucas salienta em seu livro a Obra do Espírito Santo. (17 referências) • Lucas salienta a vida de oração de Jesus – Lc. 3:21; 5:16; 6:12;9:28;23:46. • Lucas presta atenção cuidadosa a data e fatos importantes. • É o único evangelho que fala sobre a meninice de Jesus – Lc. 2:42. • A genealogia de Cristo descrita até Adão – Lc. 3:23. • Lucas é o autor mais literário no N.T. • Apresenta vários cânticos e expressões de Louvor – Lc.1:46-5 5; 13:13, etc) • Lucas dá grande ênfase às mulheres que serviam a Jesus que eram comumente desprezadas na sociedade. – Lc. 4:39 e 10:40. VI. ENSINAMENTOS NOTÁVEIS: • A fé religiosa não pode ser estabelecida sobre mitos, lendas e meia verdade, mas sobre relatos dignos de confiança – Lc. 1:3-4 • Jesus é o Salvador de todo os homens: a) Os Samaritanos – Lc. 9:52-56; 10:30-37 - b) Pagãos – Lc. 2:32; 3:6-8; 4:25-27 c) Judeus. – Lc. 1:33; 2:10 d) Desprezados, publicanos e pecadores – Lc. 3:12; 5:27-32 e) Pessoas responsáveis – Lc. 7:36; 11:37 f) Pobres. – Lc. 1:53; 2:7 g) Ricos. – Lc.19:2; 23:50; Luc 16: 19 • Devemos sempre orar. VII. ASPECTOS INTERESSANTES: a) Lucas conhecia Marcos. Atos 12: 12, 25; 13: 13; 20:37-41. b) Lucas fez uma pesquisa para escrever um evangelho de confiança. VIII. PROPÓSITO: Ao representar Cristo como HOMEM PERFEITO, ideal e Salvador de todos os tipos de homens. IX. FRASE CHAVE: Filho do Homem, 23 vezes no livro. X. PECULIARIDADES – Lc. 19:10 XI. ENSINAMENTOS NOTÁVEIS: a) Galileia b) Pereia c) Jerusalém XII. PERSONAGENS PRINCIPAIS: a) Jesus b) Os doze c) Gentios d) Mulheres e) Publicanos e Pecadores. JOÃO I.TÍTULO: O Livro leva o nome do seu escritor. II. PANO DE FUNDO: • Autoria: a) João, "O Discípulo Amado". João 21:20-25 b) Filho de Zebedeu. c) É chamado de uma das três colunas da Igreja. Gl. 2: 9 d) Era judeu por quê? 1) Conhecia em detalhes os costumes judaicos. 2) Conhecia bem a geografia da Palestina. 3) Usou de ideias tipicamente judaicas. e) Foi testemunha ocular da maioria dos fatos ocorridos. • Local da Escrita: a) Irineu se refere ao apóstolo residindo em Éfeso onde teria escrito o livro. b) A tradição da Igreja sempre liga o quarto Evangelho e a Éfeso. • Cenário: a) Os três sinópticos já eram conhecidos. b) O Cristianismo não era considerado mais parte do judaísmo. c) O Cristianismo'já havia se espalhado por todo o Império Romano. d) O templo já havia sido destruído em 70 a.D. e) A maioria dos apóstolos já haviam sido martirizados. • Data: a) Inácio já conhecia o evangelho em 115 a.D. b) Se Marcos e Lucas foram usados como fontes de data e posterior a 85 a.D. c) Escrito em cerca de 95 a.D. • Destinatários: a) O Evangelho de João é uma apologia cristã de caráter geral e universal. b) Foi escrito para todos os que creem, outorgando-lhes a certeza da fé. c) Foi escrito para produzir fé nos que não a têm. III.TEMA: Jesus, o Filho de Deus e Salvador de todos os homens. IV. ESBOÇO: a) O Testemunho da Encarnação – Jo - 1:1-34. b) O Testemunho de seu ministério público – Jo 1:35; 12:50. c) O Testemunho de seu ministério particular (os discípulos). d) O Testemunho de sua compaixão – Jo 18:l; 19:42. e) O Testemunho da sua ressurreição – Jo 20:1; 21:25. V. PECULIARIDADES: • Desde o prólogo com seu grande clímax " ... vimos a sua glória ... " v. 14, até a confissão final de Tomé, " ... Senhor meu e Deus meu ... " (20:28) o leitor é impelido a prostrar-se de joelhos à adoração. • O Poder e a Glória de Cristo são revelados no livro através de oito sinais: a) Água em Vinho – Jo – 2: 1-12 b) Purificação do Templo – Jo. 2:13-22 c) Curando a distância – Jo. 4:43-54 e) Cura do paralítico no sábado.- Jo. 5:2-16 f) Alimentando 5.000. pessoas. Jo. – 6: 1-15. g) Andando sobre as águas – Jo. 6:16-21 h) Cura um cego de nascença – Jo. 9:1-41 • João usa muito paralelismo de linguagem – Jo. 1:1, 10:28; 17: 17 • João é o evangelho das festas, 6 festas são mencionadas no livro. • É um evangelho de simbolismo os números 3 e 7 prevalecem em todo o livro. • É um evangelho de testemunhos. a) De João, o batista. b) De alguns indivíduos. c) Da obra de Jesus. d) De Jesus sobre si mesmo. e) Das Escrituras. f) Do Pai. g) Do Espírito Santo. • É o evangelho dos "Eu Sou". a) O Pão da Vida. b) A Luz do Mundo – Jo. 6:35 c) Eu sou o que sou – Jo. 8:12 d) Bom Pastor – Jo. 10:11 e) A Ressurreição – Jo.11:25 f) O Caminho – Jo. 4:6 g) A Verdade – Jo. 14:6 h) A Vida – Jo. 14:6 i) A Videira Verdadeira – Jo.15. 1 a 8. • A ênfase do evangelho recai sobre as conversas de Jesus: a) O evangelho não tem nenhuma parábola. VI. ENSINAMENTOS GERAIS: • Jesus é a Luz para um mundo que estava em conflito com as trevas – Jo. 1:6-9. • Veio para dar aos homens vida abundante. (10:10), Ele é a Fonte de Vida – Jo. l:4; 10:28; 14:6. • ·O sacrifício de sua vida para o mundo foi a expressão do amor de Deus para com o homem – Jo. 3:16. • Jesus é caracterizado como Deus – Jo. 1:1; 8:58; 10:30. • A Fé é essencial para receber a vida eterna e a filiação divina. – Jo. 20:30-31; 1: 12.. Jesus é Deus e Salvador de todo aquele que crê – Jo. 3:16. VII. ASPECTOS INTERESSANTES: • Embora a etimologia dos termos mostra a influência do pensamento grego, a principal inspiração vem da concepção hebraica do V.T. • João retrata como fonte da nova vida a água e o pão da vida. • Apesar do evangelho ter sido escrito por um galileu, João, quase ignora em seu livro o ministério de Jesus na Galileia e focaliza o ministério na área de Jerusalém. • Cristo se refere a Deus como “meu pai” 35 vezes no livro. • Cristo diz em verdade, em verdade... 25 vezes, para mostrar a sua autoridade. VIII. PROPÓSITO: Estimular a fé e por ela a vida eterna através de testemunhos. IX. FRASE CHAVE: “Eu Sou". X. PALAVRA CHAVE: "Crer" 100 vezes no livro. XI. VERSÍCULO CHAVE: - Jo. 20:31 XII. LUGAR PRINCIPAL: Jerusalém. XIII. PERSONAGENS PRINCIPAIS: a) Jesus. b) Os Doze. c) Pessoas que se encontraram pessoalmente com Jesus. ATOS I. TÍTULO: Atos dos apóstolos. Um outro título mais apropriado seria: "Atos do Espírito Santo, através dos Apóstolos". II. PANO DE FUNDO: a) Autoria: Lucas, o médico amado. b) Local da escrita: Roma ou Antioquia da Síria. c) Cenário: 1) Foi escrito antes das primeiras perseguições aos cristãos. 2) Escrito antes da morte de Paulo em 67 a.D. 3) Escrito antes da destruição de Jerusalém em 70 a.D. d) Data: 63-64 a.D. e) Destinatários: 1) Em particular a Teófilo. (Lucas 1:3: Atos 1:1) 2) À Igreja Cristã. TEMA: O Estabelecimento e expansão da Igreja Cristã. IV. ESBOÇO: Baseado em Atos 1:8 1) Poder para testemunhar – At, 1,2. 2) O testemunho em Jerusalém. Missões Locais – At. 3:1; 8:3. 3) O Testemunho na Judéia e Samaria. Missões Nacionais – At. 8:4; 12:25. 4) O testemunho até os confins da terra. Missões internacionais – At. 13-28. a) Primeira Viagem Missionária – At, 13-14. b) Segunda Viagem Missionária - At. 15; 18:22. c) Terceira Viagem Missionária – At. 18:23; 21:14. d) De Jerusalém a Roma – At. 21:15; 28:31. V. PECULIARIDADES: 1) O livro de Atos termina com uma nota de triunfo. 2) O livro é repleto de detalhes com uma exatidão incrível. 3) Do ponto de vista teológico o tema dominante no livro de Atos é a Obra do Espírito Santo. 4) O Livro dá ênfase ao Ministério de dois apóstolos: Pedro (1-12) e Paulo (13-28) 5) É o único relato histórico canônico que possuímos do início da Igreja. VI. ENSINAMENTOS NOTÁVEIS: a) O Espírito Santo é uma Pessoa – At. 5:3. 1) Pode-se mentir a Ele – At. 5:3 2) Pode-se tentá-lo – At. 5.9. 3) Pode-se resisti-lo. – At. 7:51 4) É a primeira testemunha da verdade do Evangelho – At. 5:32 b) Atos narra o começo da Igreja Cristã. 1) Seus primeiros pregadores. 2) A primeira perseguição. 3) Os Primeiros mártires. 4) As Primeiras conversões. c) Os primeiros cristãos eram metódicos: 1) Na frequência às reuniões – At. 2.4 2) Na contribuição financeira – At. 2.45 3) Na missão da igreja At. - 2:46-47 d) Pedro usou as chaves do reino, a ele confiada: 1) Em Atos 2, ele abriu a porta aos judeus. 2) Em Atos 8:14-17, abriu a porta aos samaritanos. 3) Em Atos 10: 1-48, abriu a porta aos gentios. VII. ASPECTOS INTERESSANTES: a) O livro é uma continuação de Lucas (1:1), não dois livros, mas duas partes em uma só obra. b) Lucas foi testemunha ocular de alguns fatos do livro, isto é percebido claramente quando ele passa da 3ª. pessoa do singular para a 1ª. pessoa do plural. (16:10; 20:5; 27:1), três versos que assinalam o início das seções dos "nós". c) O livro poderia ser chamado de Atos do Espírito Santo. d) Atos 8:1, obrigou os crentes a cumprirem 1 :8. e) O Espírito Santo é mencionado 70 vezes no livro de Atos. f) O livro percorre a estrada que vai de Jerusalém a Antioquia e de lá até Roma. g) O livro é o melhor "Manual de Missões" que já foi escrito. VIII. PROPÓSITO: Mostrar o estabelecimento e expansão da Igreja através do poder e Atos do Espírito Santo. IX. VERSÍCULOS CHAVE: - Atos 1.8. X. PALAVRA CHAVE: Testemunhar, mais de 30 vezes no livro. XI. LUGARES PRINCIPAIS: a) Jerusalém b) Antioquia c) Roma. XII. PERSONAGENS PRINCIPAIS: a) Pedro – At. 1-12 b) Paulo – At.13-28.

3º Dia – Romanos, 1 Coríntios e 2 Coríntios
ROMANOS I. TÍTULO: Epístola de Paulo aos Romanos, é chamada por alguns de Evangelho Paulino ou Quinto Evangelho. II. PANO DE FUNDO: A) AUTORIA: PAULO, O SERVO (1:1-5) 1) Separado para o Evangelho – Rm.1:1 2) Servindo o Evangelho – Rm 1:9. 3) Salvo pelo Evangelho – Rm. 1:16. C) PROCEDÊNCIA: D. ESCRITA EM CORINTO: 1) Enquanto Paulo lá esteve por três meses – Atos 20:3. 2) Escreveu enquanto esperava os representantes das Igrejas gentílicas que trariam as ofertas, as quais haviam sido coletadas para os judeus cristãos, pobres de Jerusalém – I Cor. 16:1-4). 3) Os nomes dos que estavam com Paulo quando ele escreveu a epístola, são ligados a Corinto. a) Febe, membro da Igreja em Cencréia (porto de Corinto). Rm 16: 1 b) Gaio, o hospedeiro. Romanos 16:23; I Cor. 1: 14. e) Timóteo. Romanos 16:21. d) Erasto, tesoureiro da Cidade. 16:23; II Timóteo 4:20. 4) Escrita por Paulo, quando se preparava para viajar à Palestina, para levar a coleta aos pobres. 15:23-26. D) DATA: Escrita entre 5 6-5 9 a.D. E) DESTINATÁRIOS: A IGREJA DE ROMA: 1) Composta de minoria judaica e maioria gentílica. 2) Crê que a Igreja se compunha de 4 congregações – Rm. 16:3-5 3) Paulo tinha objetivos de que a epístola fosse lida pelos judeus, cita o V.T. 60 vezes e refere-se a temas atinentes ao judaísmo. 4) Fala também aos gentios – Rm. 1: 1-15; 15: 14-16; 11:13. III. TEMA: A justiça de Deus. IV. ESBOÇO: 1) Condenação – Rm. 1:1; 3:20 2) Justificação – Rm. 3:21; 5:21 3) Santificação – Rm. 6-8 4) Dispensação – Rm 9-11. 5) Exortação – Rm. 12-16 V. PECULIARIDADES: 1) Romanos é das epístolas mais lógicas, teológicas, sistemáticas, racionais e doutrinárias das epístolas paulinas. 2) Foi escrita à uma Igreja que Paulo não fundara, nem houvera visitado. 3) O livro apresenta alguns termos forenses usados nos tribunais da época. (ex. Justificação: ato de ser declarado justo). 4) Paulo usa o seu estilo literário característico de perguntas e respostas. VI. ENSINAMENTOS: 1) Todo crente deveria sentir como Paulo, uma obrigação para com a Igreja de Deus – Rm. 1:14-15. a) Sou devedor – Rm. 1:14. b) Estava pronto para cumprir o seu dever – Rm. 1:15 c) Não se envergonhava de seu dever – Rm. 1:16 2) Ninguém, nem gentio, nem judeu é justo, por isso o próprio Deus se encarregou de suprir a justiça necessária para o perdão. 3) O Evangelho tem um poder dinâmico – Rm. 1:16 4) A Salvação não vem de: a) Das Obras: porque elas são abomináveis. b) Da Raça: ela está sob a maldição da Morte. c) Do Caráter: este é como trapo de imundícia. 5) A Salvação vem pela Fé. 1:17 6) A Universidade do Pecado – Rm. 3:10; 3:23. VII. ASPECTOS INTERESSANTES: 1) Romanos é uma resposta completa, lógica, inspirada à grande pergunta dos séculos: "Como pode o homem ser justificado para com Deus?" 2) Romanos pode ser dividido em três seções: a) Doutrinária – Rm. 1.8. b) Dispensacional – Rm. 9-11. c) Prática – Rm. 12-16 VIII. PROPÓSITO: Apresentar de maneira lógica, sistemática o Evangelho de Deus. IX. FRASE CHAVE: O Justo viverá pela Fé – Rm. 1:17. X. PALAVRA CHAVE: Justiça, citada 30 vezes no livro. XI. VERSÍCULO CHAVE: Rm. 1:16-1 XII. LUGAR PRINCIPAL: Roma, Capital do Império Romano. XIII. PERSONAGENS PRINCIPAIS: A IGREJA DE ROMA: SUA ORIGEM. a) Paulo não foi o seu fundador Rm. 1:10-15; 15:20-22. b) Paulo reconhece como suas, às Igrejas fundadas por seus cooperadores. c) Não é aceitável a tradição de que Pedro tenha sido o fundador desta Igreja, embora provavelmente tenha estado lá. d) Iniciada possivelmente por cidadãos do império, que viajavam constantemente para a capital. e) É possível ainda que tenha sido iniciada por forasteiros romanos, tantos judeus como prosélitos, (Atos 2: 10) e posteriormente ajudados por crentes de Antioquia da Síria, Éfeso e Corinto. I CORÍNTIOS I. TÍTULO: Primeira epístola de Paulo aos Coríntios, na realidade não foi a Primeira – I Coríntios 5: 9. II. PANO DE FUNDO: a) Autoria: Apóstolo Paulo. b) Procedência: 1) A Carta foi escrita em Éfeso. 2) A ocasião foi no final dos três anos que Paulo permaneceu em Éfeso. (Atos 20:31; I Coríntios 16:5-9). c) Cenário: 1) Paulo ouvira notícias desagradáveis sobre os coríntios e lhes escreveu uma carta, que foi perdida. (5:9). 2) Neste meio tempo, membros da casa de Cloé (1: 11) e outros (16: 17), foram até Paulo em Éfeso, levando notícias das divisões e comportamento de certos membros. 3) Paulo havia recebido deles uma carta com muitas interrogações. Aproveita a oportunidade para escrever-lhes a epístola, que orienta na resolução de problemas da igreja e responde as dúvidas dos coríntios. d) Data: Primavera de 57 a.D. e) Destinatários: 1) Os crentes da cidade de Corinto. 2) Evangelizados por Paulo na segunda viagem missionária - Atos 18: 1-8. 3) O Espírito em que Paulo os Evangelizou – I Co. 2:1-2. 4) Quando em Corinto, Paulo foi hospedado na casa de Áquila e Priscila, judeus que haviam sido expulsos da Roma – Atos 18:2-3. 5) Paulo ficou lá 18 meses – Atos 18.11. 6) Apolo pregou à essa Igreja, durante a ausência de Paulo – Atos 18:24-28. 7) Eram cercados de todas as práticas imorais e perversas. 8) Foi o maior dos desafios ao cristianismo primitivo. 9) Depois da fundação da Igreja, Paulo os visitou mais uma vez – Atos 20: 1-3. III. TEMA: O Modo Cristão de Vida. IV. ESBOÇO: 1) Divisões condenadas – I Co. 1:4. 2) Disciplina Administrada – I Co. 5-6. 3) Dúvidas Esclarecidas – I Co. 7-11. 4) Dons Orientados – I Co. 12-14. 5) Doutrina da Ressurreição – I Co. 15. 6) Despedidas e Recomendações – I Co. 16. V. PECULIARIDADES: 1. O nome "Senhor" tem lugar proeminente neste livro – I Co.1:31; 2:8, 16; 3:20; 4:4;5:4-5; 6:13. Paulo queria que Cristo fosse o Senhor da vida de Corinto. 2. Paulo escreve o livro, quase que unicamente para resolver problemas e esclarecer dúvidas. 3. É a única epístola que Paulo aborda o assunto do dom de línguas. 4. É uma Igreja que Paulo chama de carnal – I Co. 3: 1-3. VI. ENSINAMENTOS NOTÁVEIS: 1. Quando os crentes não reconhecem Cristo como Senhor, acontecem muitos problemas na Igreja. 2. É bom quando a Igreja entra no mundo, o terrível é quando o mundo entra na Igreja. 3. Há três tribunais diante dos quais compareceremos: a) Dos Homens – I Co. 4:3 b) O da nossa Consciência – I Co. 4:3. c) O de Jesus Cristo – I Co. 4:4. 4. Imoralidade, mau testemunho, confusão na vida e ensinos da igreja devem ser corrigidos com firmeza. 5. Liberdade Cristã, não é o direito de fazer o que queremos, mas o que devemos. 6. Os dons espirituais sem amor, obediência e humildade de nada valem. 7. Divisões na Igreja enfraquecem o ministério. 8. A entrega à Satanás pode não resultar em morte física, caso haja arrependimento. I Co.5: 1-5; II Co. 2:6-8. VII. ASPECTOS INTERESSANTES: 1) Paulo respondeu às perguntas que os coríntios lhe haviam feito por carta, que podem ser sumarizados como segue: a) Era aconselhar aos crentes a se casarem. b) O cônjugue crente devia continuar vivendo com o incrédulo? c) O crente deve comer alimento sacrificado aos ídolos? d) Qual o significado real da variedade dos dons espirituais? e) As mulheres deviam cobrir a cabeça nos cultos públicos? f) Como deveriam fazer a coleta para os pobres da Judéia? 2) A carta foi escrita em particular aos coríntios, mas também à todas as Igrejas em geral. 3) Cristo é a antítese da sabedoria do mundo – I Co. 3: 18-20. 4) É estranho a menção do partido de Cefas – I Co. 1: 12, pois não há evidência de que Paulo lá esteve. VIII. PROPÓSITO: Corrigir erros e desordem, e esclarecer dúvidas surgidas na igreja e estabelecer um modo cristão de conduta. IX. PALAVRA CHAVE: Espiritual, a proposta de Paulo para os Coríntios . X. VERSÍCULO CHAVE – I Co. 3: 1 XI. LUGARES PRINCIPAIS: a) A cidade de Corinto: 1) Um dos maiores centros comerciais do mundo antigo. 2) Famosa pela devassidão e licenciosidade. 3) Sua população era de 400.000 pessoas. 4) Era a principal cidade da Grécia, era culta e artística. 5) Sua população era uma multidão mista de vários lugares, gregos nativos, colonos, romanos e judeus. 6) Os homens passavam o tempo em torno de discursos. 7) Seus deuses eram de prazer e luxúria. II CORÍNTIOS I. TÍTULO: Segunda Epístola de Paulo aos Coríntios, mais certo de que foi a terceira. - I Coríntios 5:9. II. PANO DE FUNDO: a) Autoria: Apóstolo Paulo. b) Procedência: Macedônia (Filipos). c) Cenário: 1) Uma onda de desconfiança em relação ao apóstolo tomava conta da igreja de Corinto, introduzida por falsos apóstolos. 2) Paulo havia escrito I Coríntios em Éfeso. 3) Saiu de Éfeso devido a um grande tumultuo – Atos 19. 4) Foi à Macedônia e enviou Tito para Corinto, a fim de pôr em ordem aquela Igreja. 5) Enquanto esperava notícias estava ansioso e preocupado. 6) Tito juntou-se a ele na Macedônia, trazendo notícias de que sua carta havia feito muito bem. 7) Recebendo notícias, escreve II Coríntios e mandou pelas mãos de Tito. d) Data: 50 a.D. e) Destinatários: Os crentes da Igreja de Corinto. III. TEMA: O Serviço e a Autoridade de Paulo. IV. ESBOÇO: 1. Dignidade do Ministério de Paulo – II Co. 1-7. 2. Doações para os santos da Judéia II Co. 8-9. 3. Defesa da Autoridade Apostólica – II Co. 10-13. V. PECULIARIDADES: 1) É uma epístola muito pessoal e autobiográfica. 2) Encontramos na epístola grande quantidade de palavras expressando o sofrimento da mente, do coração e do corpo; e, ao mesmo tempo, de conforto e triunfo, aflição, angústia, desprezo, jejuns, trabalhos, perigos, perseguições, tristezas, tumultos, fraqueza. 3) É a mesma sistemática de todas as epístolas de Paulo. VI. ENSINAMENTOS NOTÁVEIS 1) O irmão em pecado, uma vez disciplinado e genuinamente arrependido deve ser perdoado e restaurado – II Co. 2: 1-13. 2) Contribuir é um privilégio – II Co. 8:1-4. 3) A primeira dádiva a ser oferecida a Deus é a própria vida – II Co. 8:5. 4) Satanás e seus ministros se apresentam como anjos de luz e ministros da justiça, para promover o engano – II Co. 11: 13-15. 5) O crente não pode se associar a incrédulos – II Co. 6:11-18. 6) A fonte do consolo – II Co. 12:9. 7) Paulo ensina como contribuir: a) Da pobreza – II Co. 8:2 b) Generosidade – II Co. 8:3 c) Procedimento – II Co 8: 12-14. d) Espontaneamente – II Co. 9:7 e) Alegremente. – II Co.7. f) Abundantemente – II Co. 9:6. 8) O que era o espinho na carne? Seria uma fraqueza física? Deus não nos permitiu saber qual era o “espinho” na carne, para que aceitemos que aquilo que bastou a Paulo em sua dificuldade é suficiente para quaisquer “espinhos” que tenhamos. VII. ASPECTOS INTERESSANTES: 1) Paulo revela em II Coríntios, cousas não mencionadas em nenhum outro lugar. Por exemplo: a) O espinho na carne e a sua razão II Co. 12:7. b) Suas notáveis visões – II Co. 12:1-4. c) As extraordinárias privações que suportou – II Co. 11:23-27. 2) Sete acusações feitas a Paulo, por seus inimigos – II Co. 10:10; 11:6; 2:17; 4:3; 10:8; 5:3. 3) Paulo se apresenta como alguém que é fraco e inútil, mas através desta fraqueza, a graça e o poder de Deus são engrandecidos. 4) A epístola começa e termina com consolo – II Co. 1:3; 13:11. 5) Deus manda o "Espinho na carne", para evitar o orgulho – II Co. 12:7. VIII. PROPÓSITO: Defender seu serviço e autoridade ministerial. IX. PALAVRAS CHAVES: Consolação e Conforto. X. VERSÍCULO CHAVE: II Coríntios 12:9 XI. LUGAR PRINCIPAL: Corinto.

4º Dia – Gálatas, Efésios e Filipenses
GÁLATAS I.TÍTULO: Epístola de Paulo aos Gálatas. II. PANO DE FUNDO: a) Autoria: Paulo b) Procedência: Provavelmente de Antioquia da Síria. c) Cenário: 1) Havia uma grande crise doutrinária nas igrejas da Galácia. 2) Mestres judaizantes tinham ensinado que os gentios tinham de ser circuncidados e tinham que observar a Lei Judaica. 3) Diziam que Paulo não era verdadeiramente apóstolo e que tinha aprendido sua doutrina com os outros – Gl.1: 1. 4) Paulo escreveu esta epístola para impedir os gálatas de se desviarem da verdade e defender sua autoridade apostólica. d) Data: Cerca de 49 a.D. e) Destinatários: 1) A expressão "As Igrejas da Galácia" (1:2) é pouco específica para determinar com exatidão a quem se destinava. Há, porém, duas teorias quanto ao destinatário: a) A teoria da Galácia do Norte ou Ética: A região ganhara o nome de Galácia por causa das tribos gauleses que haviam se estabelecido no norte, as quais Paulo poderia ter conhecido em ocasião como citada em Atos 16:6 e 18:23, porém, é provável que não. b) A teoria da Galácia do Sul ou da província da Galácia, Paulo escrevera às cidades do Sul da província da Galácia como Antioquia da Psídia, Icônio, Listra e Derbe, as quais ele havia evangelizado. III. TEMA: A Lei escraviza, a Graça Liberta. IV. TEMA: a) O Apóstolo da Liberdade. b) A Doutrina da Liberdade. c) A Vida de Liberdade. VII. PECULIARIDADES: a) É a única igreja que Paulo pede orações. b) Paulo amaldiçoa os falsos mestres – Gl. 1: 8-9. c) É a única carta que Paulo não expressa seus agradecimentos. d) É reconhecida tradicionalmente como sendo uma das quatro "epístolas capitais" de Paulo (as outras são: Romanos, I e II Coríntios). VI. ENSINAMENTOS NOTÁVEIS: -1) A mistura da lei com a graça, resulta não no Evangelho de Cristo, mas num outro Evangelho que, na verdade, não é evangelho – Gl.1:6-9. 2) Um Evangelho ou Ensino Religioso, diferente do Evangelho de Cristo traz maldição – Gl.1: 8-9. 3) A Graça de Deus é mais que suficiente à Salvação. 4) A lei é descrita corno um "aio" ou "condutor de crianças", ao referir-se ao seu objetivo – Gl.3 :24-25. 5) "Cair na Graça" é cair na Lei – Gl.5. 6) Liberdade não é independência da Lei, é licenciosidade. Liberdade é independência dentro da Lei – Gl. 5: 13. 7) Deus justifica o pecador sem justificar o pecado. Ele nos dá urna justiça que não é nossa, mas de Cristo. 8) Os verdadeiros filhos de Abraão são aqueles que são justificados pela fé – Gl. 3:6-7. VII. ASPECTOS INTERESSANTES: a) Normalmente Paulo usava um secretário para escrever suas cartas. Aqui ele escreve com suas próprias mãos – Gl.6:11. b) O judaísmo foi o “berço do cristianismo” e por pouco não foi seu túmulo. c) O homem gosta da mistura da Lei com a Graça, porque ele pode fazer algumas coisas para alcançar mérito diante de Deus. d) A carta aos Gálatas é a declaração de independência dos cristãos. e) Paulo fala de um problema físico – Gl.4:13-15 e 6:11; provavelmente urna enfermidade nos olhos, "o espinho na carne". VIII. PROPÓSITO: Opor-se aos que estavam adulterando o evangelho da liberdade e impor-se corno autoridade apostólica. VIII. PALAVRAS CHAVE: Liberdade, Lei e Graça. IX. VERSÍCULO CHAVE – Gl. 5:1 XI. LUGARES PRINCIPAIS: Igrejas do 'Sul da Província da Galácia, nas cidades de Antioquia da Psídia, Icônio, Listra e Derbe. EFÉSIOS I.TÍTULO: Epístola de Paulo aos Efésios. II. PANO DE FUNDO: 1) Autoria: Paulo – Ef. 1:1. 2) Procedência: Roma, é uma das epístolas da prisão – Ef.4: 1; 6:20. 3) Data: 53-62 a.D. 4) Destinatário: a) A expressão "aos Efésios", não se encontra nos melhores nem na maioria dos manuscritos. b) Esta pode ter sido a chamada epístola aos laodicenses – Cl. 4: 16, sendo enviada uma carta circular para várias cidades, incluindo Laodicéia e Éfeso. c) Foi enviada por Tíquico, que levou também as cartas aos Colossenses e a Filemom. – Ef. 6:21. III. TEMA: A Vocação e a Conduta da Igreja de Cristo. IV. ESBOÇO: a) A Vocação da Igreja – Ef.1-3. b) A Conduta da Igreja – Ef. 4-6. V. PECULIARIDADES: 1) É o mais impessoal dos escritos de Paulo, parece que ele está mais preocupado com a “Igreja universal”, do que com a Igreja local. 2) Não há saudação ordinária e as referências pessoais que normalmente refletem situações locais. 3) Não temos certeza do destinatário desta epístola. VI. ENSINAMENTOS NOTÁVEIS: a) O livro mostra que na vida cristã, há um conflito e, às vezes fracassos, mas finalmente vitória, descanso e possessão. b) Em Éfeso é esboçado o Plano de Deus para todos os tempos – Ef. 1:10; 2: 7. c) Paulo enfatiza a posição do crente em Cristo – Ef.1:3-5. d) A Doutrina da salvação pela fé é ressaltada – Ef. 2:8-9. e) O livro ensina o que Deus fez por nós (1-3) e o que nós devemos fazer por Cristo – Ef. 4-6. f) A fonte de sucesso da vida cristã, está em – Ef. 5: 18. g) Uma vocação santa exige uma conduta santa. h) O livro mostra o grande ministério da Igreja. i) A eclesiologia é um dos temas importantes do livro. VII. ASPECTOS INTERESSANTES: 1) Paulo relata que em Éfeso ele teve de "lutar com feras" – I Co.15:32. 2) No livro temos duas belíssimas orações de Paulo – Ef.1: 15-23 e 14-21, pergunta: Porque devo orar e para que devo orar? 3) É considerada o “santo dos santos” dos escritos de Paulo e ainda chamada a epístola do terceiro céu, porque revela o ministério oculto desde a fundação do mundo, à Igreja. 4) Na armadura de Deus não há peças para as costas, nem uma sequer, então não volte atrás, não fuja. VIII. PROPÓSITO: Levar à Igreja a viver de acordo com sua posição espiritual em Cristo. IX. PALAVRA CHAVE: Andar, indica nosso estado em Cristo. Peripetal significa andar em volta de. X. EXPRESSÃO CHAVE: ''Em Cristo", indica nossa posição em Cristo. XI. VERSÍCULO CHAVE – Ef. 4:1 XII. LUGARES PRINCIPAIS: A cidade de Éfeso 1) Cidade importante na Ásia menor. 2) Tinha um estádio de 50.000 lugares. 3) O Templo de Diana era uma das 7 maravilhas do mundo antigo. 4) Ficava a cerca de 1.600 metros da Costa Marítima. FILIPENSES 1. TÍTULO: Epístola de Paulo aos Filipenses. II. PANO DE FUNDO: a) Autoria: Apóstolo Paulo. b) Procedência: Roma – na prisão – Ef. 1: 7, 13, 17. c) Cenário: 1) Paulo estava preso em Roma, era prisioneiro de Nero. 2) Recebe uma oferta em dinheiro enviada pelos filipenses, pelas mãos de Epafrodito. 3) Com a oferta Paulo recebe de Epafrodito informações verbais ou escritas, focalizando problemas da igreja. 4) Epafrodito recupera-se e leva a carta aos filipenses que visava ajudar a corrigir certas irregularidades na igreja que seriam provavelmente: a) Pessimismo por causa da perseguição e das notícias da longa prisão de Paulo. b) Atritos entre membros da Igreja – Fp. 2:2-4; 4:2. c) Deslealdade alimentada pelos judeus inimigos de Paulo - Fp. 3:2 e 4:8. d) Data: cerca de a.D. e) Destinatários: Os cristãos de Filipos. 1) Filipos foi a primeira conquista de Paulo na Europa. É o “berço” do cristianismo europeu. 2) A história da fundação da igreja é narrada em Atos 16. 3) Os crentes eram na maioria gregos, embora houvessem também judeus e romanos. III. TEMA: Alegria de viver e servir a Cristo manifestados em todas as circunstâncias. IV. ESBOÇO: 1) Alegria no sofrimento – Fp. 1. 2) Alegria no Servir – Fp.2. 3) Alegria na Comunhão – Fp.3. 4) Alegria na Recompensa – Fp. Cp.4. V. PECULIARIDADES: a) Pouco se fala sobre os erros doutrinários na epístola. b) Foi a única Igreja de que Paulo aceitou dinheiro – Fp.4: 15. c) É uma das epístolas de caráter mais pessoal do apóstolo. Ele escreve mais como um amigo do que como um apóstolo. d) Na saudação troca o título apóstolo pela designação de "servo" – Fp.1: 1. e) A nota dominante de alegria é visivelmente clara com a menção de 5 vezes ser mencionada a palavra "alegria" e doze vezes o verbo "regozijar''. f) Ela é a mais afetuosa das cartas escritas por Paulo. VII. ENSINAMENTOS NOTÁVEIS: a) A experiência cristã certa é o transbordamento, em quaisquer circunstâncias da vida, da natureza e da mente de Cristo vivendo em nós - Fp.1:6,11; 2:5,13. b) O otimismo cristão é um dever – Fp. 4:4. c) A atitude do crente diante das tribulações e problemas deve ser positiva (alegria, petição, súplicas com ações de graça – Fp.4: 4-7. d) A fonte de alegria é a comunhão com o Senhor, que deve ser o centro da vida, não importando o que o futuro venha a apresentar – Fp.1:20, 21. e) O crente deve ser humilde como Cristo. Em vista do que Cristo fez, não há espaço para o orgulho, na vida do Filho de Deus – Fp.2: 5-11. f) O valor das conquistas terrenas em comparação com o que temos em Cristo é o de refúgio – Fp.3:8. g) Deus é rico e capaz de suprir cada uma das nossas necessidades. VIII. ASPECTOS INTERESSANTES: 1) Filipenses chega ao seu pináculo em – Fp. 2:5-11, com a profunda declaração à humilhação e exaltação do Nosso Senhor Jesus Cristo. 2) A igreja ainda nova já está estabelecida com "bispos" e diáconos – Fp.1: 1. 3) Paulo exorta a uma alegria constante em situação e circunstâncias humanamente tristes. IX. PROPÓSITO: Exortar quanto à unidade e a alegria, e agradecer a oferta recebida. X. PALAVRA CHAVE: Alegria e Regozijo (17 vezes no Livro). XI. LUGAR PRINCIPAL: cidade de Filipos. a) Originalmente era chamada de Crendices (Pequenas Fontes). b) Foi chamada em 350 a.C. de Filipos, em homenagem a Felipe da Macedônia, Pai de Alexandre, o Grande. c) Em 168 a.C., a cidade passou ao domínio de Roma. d) Em 42 a.C., tomou-se colônia Romana – Atos 16: 12. e) Como colônia romana, sua forma de governo e costumes era modelado pela própria Roma. Tinham seus próprios magistrados, que dentro da cidade eram autoridade suprema – Atos 16.35. XII. PERSONAGEM PRINCIPAL: 1) Timóteo. 2) Epafrodito.

5º Dia – Colossenses, 1 Tessalonicenses e 2 Tessalonicenses
COLOSSENSES I.TÍTULO: Epístola de Paulo aos Colossenses. II. PANO DE FUNDO: a) Autoria: Apóstolo Paulo. b) Procedência: Escrita em Roma durante a prisão de Paulo. c) Cenário: 1) Alguém viera a Colossos e ensinara uma filosofia perigosa chamada Agnosticismo, com tendências judaicas. 2) Paulo estava fraco - Cl. 4:3, 18 e Atos 28. 3) Epafras havia vindo a Roma para trazer notícias da heresia, que estava infiltrada na Igreja. 4) Logo depois, Epafras também foi preso – Filemom - vers.23. 5) Paulo escreve à Igreja e envia a carta por intermédio de Tíquico e Onésimo. - Cl. 4:7. d) Data: 61-62 a.D. e) Destinatários: A Igreja em Cristo. 1) Provavelmente foi organizada por Epafras – Cl.1:7, 4: 12-13; I Tim 2:3, que foi orientado por Paulo no seu trabalho ali – Cl.1:7. III. TEMA: A Vida completa em Cristo. IV. ESBOÇO: A Vida completa em Cristo: a) Mais profunda – Cl. Cap. 1 (1 :23). b) Mais Elevada – Cl. Cap. 2 (2: 6, 7) c) Interior. Capítulo – Cl. 3 (3: 16) d) Exterior. Capítulo – Cl. 4 (4:5). V. PECULIARIDADES: a) Quando Paulo escreveu a carta, ele não havia estado ainda em Colossos – Cl. l:3,4; 1:7,8; 2:1), apesar disso sua relação com a Igreja é íntima e cordial. b) Nenhuma passagem no N.T. apresenta de modo mais completo a glória eterna do Filho de Deus, preexistente, onipresente e exaltado – Cl.1: 15-23. c) Esta carta tem um tom filosófico maior que as outras cartas de Paulo, devido ao tipo de heresia que ela combate. d) É uma das epístolas da prisão. VI. ENSINAMENTOS NOTÁVEIS: 1) Elementos da Heresia - Cl. 2:8-23 a) O Ensino é apresentado como filosofia - Cl. 2:8. b) Provavelmente insistia na execução da circuncisão – Cl. 2: 11. c) Obrigava a observância de dias especiais, luas novas e sábados – Cl. 2: 16. d) Exigia observância de práticas ascéticas – Cl. 2: 16,21. I TESSALONICENSES I.TITULO: Segunda epístola aos tessalonicenses II. PANO DE FUNDO: a) Autoria: Paulo b) Procedência: Corinto, Norte da Grécia. Durante a primeira visita de Paulo àquela cidade. c) Cenário: Tessalônica era uma cidade grande e importante da Macedônia, à margem da principal rodovia romana. Havia uma grande colônia de judeus ali. Paulo havia fundado a igreja de Tessalônica. Paulo ficou 3 semanas em Tessalônica e com ensino intenso, fundou ali uma igreja. (17.2) Pelo fato de Paulo ter tido pouco tempo em seu ministério em Tessalônica, havia necessidade de confirmar os novos crentes nas verdades ministradas. d) Data: 51 d.C. III. TEMA: A Vinda de Cristo deve produzir santidade e esperança. IV. ESBOÇO a) A Vinda de Cristo – Uma inspiração para os novos convertidos (cap. 1) b) A Vinda de Cristo – Um estímulo para o servo fiel. (Cap.2) c) A vinda de Cristo – Um incentivo ao amor entre os crentes (3.1-4.12) d) A vinda de Cristo – um consolo para os enlutados. (4.13-18) e) A vinda de Cristo – um desafio a uma vida santa (cap. 5) V. PECUARIDADES: Acredita-se que tenha sido a primeira carta escrita por Paulo. VI. ENSINAMENTOS NOTÁVEIS: a) O movimento certo na vida é voltar-se dos ídolos para Deus e não, de Deus para os ídolos. (1.9) b) A influência de uma igreja pode chegar a lugares distantes (1.8) e ter até um alcance mundial pela obra missionária. c) A necessidade de pureza moral é enfatizada em meio à uma sociedade de moral frouxa ao extremo. (4.1-5) d) Os tessalonicenses são ensinados a ter elevada estima e consideração pelos ministros fiéis. (5.12-13) d) Paulo fala do arrebatamento da igreja com o objetivo de consolar os crentes que estavam sofrendo com perseguição e a morte de seus entes queridos. (4.13-18) VII. ASPECTOS INTERESSANTES: a) Além de ser a primeira carta de Paulo é provavelmente o primeiro documento escrito da religião cristã. b) O propósito é de consolo e instrução. c) É uma epístola íntima. Paulo usa a palavra “irmãos” 14 vezes. VIII. PROPÓSITO: A ênfase de Paulo é consolo e esperança diante da volta de Cristo. IX. PALAVRA CHAVE: Vinda (2.19; 3.13;4.15;5.23) X. VERSÍCULO CHAVE: 1 Ts.4.16 XI. LUGAR PRINCIPAL: Tessalônica XII. PERSONAGENS PRINCIPAIS Paulo Silvano (Silas) Timóteo (3.1-6) II TESSALONICENSES I. TÍTULO: Segunda epístola aos Tessalonicenses. II. PANO DE FUNDO: a) Autoria: Paulo b) Procedência: De Corinto no mesmo ano da escrita da primeira carta aos Tessalonicenses. c) Cenário: • Regressando Timóteo de levar a primeira carta aos tessalonicenses, trouxe notícias da situação na Igreja. • Os Tessalonicenses estavam "abalados", perturbados; provavelmente por Uma carta em nome de Paulo que dizia que as perseguições que sofriam eram aquelas do dia do Senhor que já havia chegado. • Outros entenderam errado a (Parousia) e pararam de trabalhar. • Paulo escreve esclarecendo a sucessão escatológica aos crentes e que a Nossa união com Cristo (I Tes. 4:14-17; II Ts. 2:13) procederá o Dia do Senhor. d) Data: 51 a.D. e) Destinatários: A Igreja em Tessalônica. III. TEMA: O Dia do Senhor. (A espera paciente do Dia do Senhor). IV. ESBOÇO: a) Conforto para os atribulados e aflitos. b) Procedido pela apostasia e iniquidade. c) A manifestação do Anticristo. V. PECULIARIDADES: a) É a menor carta de Paulo escrita a uma Igreja. b) Das epístolas de Paulo é a última que fala sobre o Anticristo. VI. ENSINAMENTOS NOTÁVEIS: a) A Igreja de Cristo deve exercer disciplina com os que andam desordenadamente – II Ts. 3:6, 14,15. b) Quem pode trabalhar e não trabalha, não deve receber ajuda nem alimento. - II Ts. 3.10. c) I Tessalonicenses, foi escrita para consolar e II Tessalonicenses para corrigir. d) Uma das maiores descrições do Anticristo está em II Ts. 2:3-12. e) A manifestação do Anticristo é detida pelo ministério do Espírito Santo, junto à Igreja. f) A expectativa da Vinda de Cristo, não deve impedir o nosso trabalho. g) No ''Dia do Senhor'', haverá tribulação para os que atribulam e alívio para os atribulados II Ts.1:6-7. A expressão ''Dia do Senhor", refere-se ao período em que Deus julgará Israel e as demais nações, período de tribulação. VII. ASPECTOS INTERESSANTES: a) Paulo aparece ter adotado uma assinatura para os crentes distinguirem suas epístolas das meras imitações. b) Pensando estar próximo a vinda do Senhor os Tessalonicenses resolveram nada mais fazer – II Ts. 3: 10-12. c) Em I Ts., Paulo fala sobre o arrebatamento, em II Ts., da Vinda do Senhor com Poder e Glória. d) Paulo não cita o V.T. VIII. PROPÓSITO: Consolar os crentes perseguidos, corrigir a Doutrina do Dia do Senhor e, os Erros, para os acomodados. IX. PALAVRA CHAVE: Vinda X. VERSÍCULO CHAVE – II Ts. 2:2 XI. LUGAR PRINCIPAL – Tessalônica XII. PERSONAGEM PRINCIPAL: a) Paulo, b) Silvano, c) Timóteo d) E os crentes da Tessalônica.

Avaliação Final
Prova

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